quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

[Truques & dicas] Como poupar bateria num smartphone


Hoje em dia, os nossos telemóveis deixaram de ser simples telemóveis. Estes passaram a ter vários cores ao nível do processador, passaram a operar a velocidades com dezenas de GHz, passaram a ter GB de ram de memória, dezenas ou centenas de GB de memória rom, enfim, passaram a ter tudo aquilo que o nosso computador pessoal tem. E por isso mesmo, passamos a realizar as tarefas usuais na internet, como navegação, mail, redes sociais, gestão financeira, clouding, entre muitas outras situações, a partir de um objecto que nos cabe no bolso.




Além disso, esse objecto é bem capaz de reproduzir vídeos, filmes, musica, é a nossa máquina de filmar e fotográfica do dia-a-dia e ainda consegue ser uma autentica consola de jogos. Logicamente que, com esta versatilidade toda, a bateria passa a ser um dos pontos mais fracos do equipamento. 
Existem várias soluções óbvias para colmatar esta desigualdade entre as potencialidades toda do nosso smartphone e a sua duração em termos de bateria, como adquirir uma bateria externa, ou uma battery cover, ou andar com o carregador sempre connosco, ou ate carregador solar ou wireless.
Como não gosto de andar com estes apetrechos atrás (até porque me posso esquecer de algum deles), a solução passa por tentar optimizar a nossa utilização do smartphone de acordo com as nossas necessidades. Vamos lá analisar o meu caso, e depois ver as várias soluções que também podem ser usadas por nós. Não significa que use todas as soluções, mas foi o resultado da minha pesquisa e cheguei a experimentar quase tudo.

Minha utilização diária:
- Chamadas e SMS
- Agenda e assistente pessoal: calendário, calculadora, gestão financeira, notas, listas e tarefas
- Office e adobe reader. 
- Cloud: dropbox, box, google drive e skydrive. 
- Mail, chrome, gReader.  
- Redes socais: Facebook Messenger, Whatsapp, Viber, twitter, G+, instagram, blogger. 
- Youtube
- Meteorologia 
- Teclado swiftkeyboard 
- Ter sempre o Wifi e redes moveis activas e auto-sync constante para receber notificações em tempo real.

Extras:
- Jogos ocasionais
- Filmes
- Musica 
- Live Score addicts
- Afinadores e outros programas de musica
- Programas de eletronica para consulta ocasional.

Soluções de optimização:
(neste caso, para o android 4.4.2, mas é equivalente para todos os dispositivos)
Vibração
  1. Ecrã. Temos de ter noção que é a parte mais consumidora de bateria. Em vez de se usar o sensor de luminosidade para regular automaticamente a quantidade de brilho do ecrã, podemos fazê-lo manualmente a partir das settings que temos presente na cortina de notificações. Colocando o brilho entre os 10% (a noite e interiores) e 30 ou 40% (durante o dia no exterior), conseguimos ter uma boa relação consumo/visibilidade do ecrã. Podemos também usar a barra energia na home screen com 3 níveis de luminosidade manual ou usar um widget como explico mais à frente no ponto 12. 
  2. Widgets. Quantos menos se usar, mais capacidade de bateria se consegue espremer. 
  3. Vibração. Retirar notificações com vibração que não sejam essenciais, principalmente, do teclado e vibração por toque. Para quem usa muito o teclado, convém tirar esta opção. Retirei as notificações por vibração de todas as apps das redes sociais, do teclado, e comecei a usar mais o led de notificações ou notificação sonora para o efeito (e não em todas). Só as SMS e chamadas é que tenho por vibração. 
  4.                             NFC                          
  5. NFC e bluetooth. Eu neste momento não uso NFC, pelo que não me interessa o ter activo, além de que bluetooth muito raras vezes. Para partilhar ficheiros com outros smartphones, uso a cloud ou o bump.
  6. Redes móveis. Como na maior parte das vezes uso a rede de dados só para notificações ou para enviar e receber mensagens tanto whatsapp, facebook, twitter, mail, etc, a ligação 2G chega. Até para o instagram funciona, apenas é preciso esperar mais um pouco. De qualquer das maneiras, se precisar de navegar na internet ou videos ou algo mais urgente e pesado - quando não tenho uma rede Wifi por perto -, então uso o 3G/4G ocasionalmente, escolhendo a opção manualmente. 
  7. Localização. GPS sempre desactivo. Como uso apps para a meteorologia, esta requer dados de localização. Por isso, tenho sempre activa a localização mas apenas através da rede Wifi. No entanto andei uns tempos com a localização sempre desactiva - sacrificando as notificações sobre o estado do tempo - e reparei que um dos causadores de uma percentagem considerável de consumo de bateria eram os serviços Google, pois estes desapareciam.
    Localização
    Pódio dos mais gastadores
  8. Consumo de bateria das aplicações. É de todo aconselhável que se dirijam às definições de cada app verificar as respectivas definições de sincronização, e activar, moderar (no sentido de colocar mais tempo entre sincronizações) ou desactivar as opções disponíveis de acordo com as nossas necessidades. O mesmo vale para as opções da vibração, como foi referido anteriormente. 
  9. Utilizar frequentemente o Led de notificação. Se há coisas novas, ele pisca, tão simples quanto isto. Não vale a pena estarmos a ligar o ecrã só para ir verificar se temos algo novo.
  10.                   Consumo Tráfego                    
    Sem launchers.
    Os launchers são causadores de um consumo considerável de energia. Se têm, como no meu caso, o KitKat 4.4.2, deixem no estar como veio ao mundo. Simple and clean. 
  11. Google Now. Não uso o Google Now nem tão pouco é importante para o meu dia-a-dia, por isso, estando desactivado, mais bateria se consegue poupar. 
  12. Desactivar recolha de dados em segundo plano de algumas aplicações não essenciais. Um exemplo: Tive a aplicação do iFixit instalada e esta consumiu 10 MB de dados sem necessidade nenhuma para o meu dia-a-dia, e consequentemente, drenou-me alguma bateria. De qualquer das maneiras, acabei por desinstalar a app depois de a ter usado para abrir o meu macbook. 
  13. Aplicações ou widgets "auxiliadores". Algumas aplicações podem ajudar, como a Snapdragon BatteryGuru e a tasker, sendo que esta ultima nunca utilizei. Em termos de widgets, tenho a Widgetsoid, que me permite colocar botões de definição rápida na cortina de notificações ou mesmo como widget, e permite-me activar e desactivar funções, como a luminosidade e a transição de 2G para 3G, de forma muito rápida e simples. É um widget muito personalizável. Uso também a Dashclock e Today. Apenas 3 widgets para não ir contra o que foi dito no ponto 2 e que me auxiliam também na minha poupança de bateria :)
    Today
    Widgetsoid
  14. Restringir notificações não necessárias. Por exemplo, uso o twitter, mas não preciso que me estejam a cair sempre os tweets e receber notificações. Simplesmente quando precisar de tweetar, leio os tweets da minha timeline desde a última visita, e escrevo o meu tweet. A mesma coisa para o G+, facebook, etc. Não preciso de receber notificações constantemente. Apenas vou consultando periodicamente. 
  15. Por fim, fica a sugestão de experimentar novos kernel que possam optimizar ainda mais a utilização dos recursos do smartphone ou até diminiui o clock do processador, entre outros formas mais avançadas de se conseguir mais uns minutos de bateria. Para o Nexus 5 tem-se falado muito na franco kernel, mas ainda não experimentei, por isso, não vou falar nisso, pelo menos para já. 


Posso dizer que, só o fato de tirar a vibração do teclado e de algumas notificações, brilho do ecrã fixo, utilizar o 2G e desligar o bluetooth e NFC, consegui fazer subir a minha bateria de umas 10 a 12h para 18h a 20h, às vezes até consigo 24h, mediante a intensidade de utilização ou a duração de chamadas que receba nesse dia.
Mais uma dica que pode ou não ser útil: entre usar Wifi ou dados móveis, escolham Wifi. Os dados móveis têm uma flutuação maior na recepção de sinal do que por Wifi, o que faz gastar mais energia.
Mais sugestões que tenham e testemunhos, por favor, deixem nos comentários. Enjoy it!.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário